O WPAD (Web Proxy Autodiscovery Protocol) é o protocolo responsável pela detecção automática de proxy nos navegadores web.

Na prática ele é vastamente utilizado em redes corporativas de computadores para ‘empurrar’ as configurações de proxy para aqueles dispositivos com browsers que possuam esta funcionalidade habilitada.

Quase sempre rodando junto do servidor webproxy da rede, o WPAD também é muito popular dentre administradores pfSense®. O que muita gente não sabe, é que além da possibilidade de realizar configurações manuais do protocolo em instâncias DHCP ou DNS , nós também temos a opção de automatizar a configuração de proxy ou bypass nas estações de trabalho através de um pacote WPAD.

O pacote WPAD pode ser instalado a partir dos repositórios extras no pfSense®. Ele é completamente open-source e foi desenvolvido (é mantido) pelo Marcello Coutinho – líder do time de desenvolvimento da ConexTI® e um dos membros mais proeminentes da comunidade pfSense® no Brasil.

Com o lançamento do WPAD 1.0.4, o recurso passa a ser um SERVIÇO na plataforma pfSense®. Isso permite um maior controle e estabilidade da funcionalidade.

Portanto, se você já era um usuário do pacote WPAD em versões anteriores, note que ao atualiza-lo agora o serviço não sobe automaticamente. Você precisa acessar a administração do pacote (Services->WPAD) e salvar novamente as configurações atuais.

Pronto, seu WPAD agora é um serviço auditável no pfSense® 2.6 CE ou posteriores! 😉

Veja também:

“pfSense® é uma marca registrada da Electric Sheep Fencing, LLC”